Nos últimos anos, os produtos orgânicos têm ganhado cada vez mais destaque nas mesas ao redor do mundo. Além de comidas e bebidas, a preferência por matérias-primas orgânicas vai além. Produtos industrializados como cosméticos e fármacos com itens orgânicos também ganham a preferência do consumidor.
Mas você sabe o que torna o alimento um produto orgânico e como tem sido as exigências dos países em relação a esse tipo de produção? Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto, além de saber mais sobre os benefícios desse sistema produtivo.
Produtos orgânicos são alimentos cultivados e processados de acordo com padrões específicos que promovem práticas agrícolas sustentáveis. Isso significa que os alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas, fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs).
Para ajudar na nutrição das plantas são utilizados substratos com produtos naturais e utilizadas outras técnicas e produtos sustentáveis para controle de pragas e doenças, como produtos biológicos, rotação de culturas, Manejo Integrado de Pragas (MIP), entre outros. Todos eles buscam a produção com harmonia e equilíbrio com o meio ambiente.
Em muitos países, existem regulamentações rigorosas que regem a produção orgânica. Por exemplo, nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) supervisiona o Programa Nacional Orgânico (NOP), que estabelece padrões para a produção, rotulagem e certificação de alimentos orgânicos. Da mesma forma, na União Europeia, a produção orgânica é regulamentada por normas específicas que abrangem desde o cultivo até a rotulagem dos produtos.
As regras para a produção orgânica geralmente incluem:
Os alimentos orgânicos oferecem diversos benefícios. Para os seres humanos, uma alimentação com menos produtos químicos pode contribuir para a saúde. Ao mesmo tempo, a menor quantidade de resíduos químicos também agride menos o meio ambiente. Veja com mais detalhes:
Nos últimos anos, tem tido um aumento significativo na demanda por alimentos orgânicos em todo o mundo. O Relatório de Mercado de Produtos Orgânicos promovido pela 360 Research Reports revelou que até 2031, o mercado global deste tipo de orgânicos deverá atingir US$ 201.700 milhões.
Este aumento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo:
Com uma maior consciência por parte dos consumidores com a saúde e também com o meio ambiente, há uma tendência de aceitar um valor mais alto por produtos orgânicos.
A erva-mate produzida pela Triunfo do Brasil é orgânica. Ao longo do tempo, pelas diversas ações sustentáveis adotadas pela empresa, várias certificações orgânicas foram conquistadas para países do mundo todo. Os produtos são certificados para o Brasil, Estados Unidos, Canadá, Japão e toda União Europeia.
No manejo da erva-mate Triunfo é mantida a vegetação espontânea, feito o controle apenas com roçada, utilizado o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e um sistema de compostagem para adubação feito com os resíduos da própria erva-mate.
Esses são apenas alguns exemplos de atitudes que a Triunfo adota para promover sempre a sustentabilidade em sua produção orgânica. Utilize erva-mate da Triunfo e seus produtos e esteja na tendência e preferência dos consumidores.
Triunfo do Brasil. Todos os direitos reservados